umesc 35 anos oficial selo  

COISAS QUE DEUS ABORRECE

 

"Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos." (Provérbios 6:16-19)

  • Aborrecer quer dizer sentir horror àlguma coisa.
  • Abominar é detestar.

Quando a Bíblia diz que Deus aborrece e abomina algumas coisas, devemos prestar atenção para evitar tais coisas em nossas vidas.

Examinemos estas sete coisas que contradizem o santo caráter de Deus:

1) Olhos altivos:

Olhos altivos são olhos elevados, altos, arrogantes, orgulhosos e presunçosos. Deus sempre condena a arrogância dos homens, pois ela contraria a sabedoria divina. Provérbios cap 8 versos 12 e 13 diz: "Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e acho o conhecimento dos conselhos. O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."

Isaías profetiza sobre o estabelecimento da montanha da casa do Senhor, uma profecia claramente messiânica. No mesmo capítulo, ele mostra que Cristo viria contra a soberba e a arrogância dos homens:

"PALAVRA que viu Isaías, filho de Amós, a respeito de Judá e de Jerusalém. E acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa do SENHOR no cume dos montes, e se elevará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações. E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte do SENHOR, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do SENHOR.

E ele julgará entre as nações, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerrear. Vinde, ó casa de Jacó, e andemos na luz do SENHOR." (Isaías 2:1-5)

"Porque o dia do SENHOR dos Exércitos será contra todo o soberbo e altivo, e contra todo o que se exalta, para que seja abatido; e contra todos os cedros do Líbano, altos e sublimes; e contra todos os carvalhos de Basã; e contra todos os montes altos, e contra todos os outeiros elevados; e contra toda a torre alta, e contra todo o muro fortificado; e contra todos os navios de Társis, e contra todas as pinturas desejáveis. E a arrogância do homem será humilhada, e a sua altivez se abaterá, e só o SENHOR será exaltado naquele dia." (Isaías 2:12-17)

UM DOS ALVOS NA VIDA CRISTÃ É VENCER A ALTIVEZ

Paulo escreveu: "Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo; e estando prontos para vingar toda a desobediência, quando for cumprida a vossa obediência." (2 Coríntios 10:4-6)

2) Língua mentirosa:

Nesta lista de sete coisas que Deus aborrece, três são pecados da língua. Deus odeia a mentira.

O MENTIROSO SERÁ CASTIGADO POR DEUS

Muitas pessoas confiam na mentira, se achando capazes de enganar o mundo e até o próprio Deus.

Na sua arrogância, elas não confiam no Senhor:

"Se o homem não se converter, Deus afiará a sua espada; já tem armado o seu arco, e está aparelhado. E já para ele preparou armas mortais; e porá em ação as suas setas inflamadas contra os perseguidores. Eis que ele está com dores de perversidade; concebeu trabalhos, e produziu mentiras. Cavou um poço e o fez fundo, e caiu na cova que fez. A sua obra cairá sobre a sua cabeça; e a sua violência descerá sobre a sua própria cabeça. Eu louvarei ao SENHOR segundo a sua justiça, e cantarei louvores ao nome do SENHOR altíssimo." (Salmos 7:12-16)

"Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira." (Salmos 40:4)

O servo de Deus abandona a mentira e busca a lei do Senhor:

"Abomino e odeio a mentira; mas amo a tua lei." (Salmos 119:163)

Da mesma maneira que Deus aborrece a mentira, a pessoa justa também a aborrece:

"O justo odeia a palavra de mentira, mas o ímpio faz vergonha e se confunde." (Provérbios 13:5)

3) Mãos que derramam sangue inocente:

DEUS SEMPRE DETESTAVA A VIOLÊNCIA DOS HOMENS

Em Gênesis cap 6 verso 13, a violência é citada como motivo para a destruição dos homens no dilúvio.

"Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra."

Em Provérbios cap 24 versos 1 e 2, aprendemos que o servo de Deus deve procurar ficar longe dos violentos: "Não tenhas inveja dos homens malignos, nem desejes estar com eles.  Porque o seu coração medita a rapina, e os seus lábios falam a malícia."

Poucos anos antes de usar a Babilônia para destruir a cidade de Jerusalém, Deus explicou seus motivos para esse castigo. Ele citou, entre os erros do povo, a terra cheia de violência:

"Então me disse: Vês isto, filho do homem? Há porventura coisa mais leviana para a casa de Judá, do que tais abominações, que fazem aqui? Havendo enchido a terra de violência, tornam a irritar-me; e ei-los a chegar o ramo ao seu nariz." (Ezequiel 8:17)

NA NOSSA SOCIEDADE, A VIOLÊNCIA DESCONTROLADA É LAMENTÁVEL

Enquanto políticos prometem segurança nas ruas, a verdadeira solução será outra. Pais precisam ensinar seus filhos e cristãos precisam ensinar um ao outro sobre a necessidade de agir pacificamente num mundo repleto de crueldade.

Quando Deus falou de derramar sangue inocente, ele ajuntou a violência e a injustiça. Deus é perfeitamente justo, e qualquer injustiça é uma rejeição do caráter dele:

"Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é." (Deuteronômio 32:4)

A pessoa que condena o justo ou justifica o ímpio mostra injustiça e é abominável para o Senhor - "O que justifica o ímpio, e o que condena o justo, tanto um como o outro são abomináveis ao SENHOR." (Provérbios 17:15); - "Não é bom favorecer o ímpio, e com isso, fazer o justo perder a questão." (Provérbios 18:5). Para evitar tal injustiça, devemos lembrar do conselho do sábio em Provérbios cap 18 verso 17 — "O que pleiteia por algo, a princípio parece justo, porém vem o seu próximo e o examina."

O HOMEM JUSTO PROCURA OUVIR AMBAS AS PARTES ANTES DE JULGAR 

Jesus disse: "Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça." (João 7:24)

4) Coração que trama projetos iníquos:

OS ÍMPIOS TRAMAM CONTRA OS JUSTOS

Há tanta injustiça no mundo que pessoas boas ficam desesperadas. Mas, este quadro será invertido. 

"O ímpio maquina contra o justo, e contra ele range os dentes. O Senhor se rirá dele, pois vê que vem chegando o seu dia. Os ímpios puxaram da espada e armaram o arco, para derrubarem o pobre e necessitado, e para matarem os de reta conduta. Porém a sua espada lhes entrará no coração, e os seus arcos se quebrarão. Vale mais o pouco que tem o justo, do que as riquezas de muitos ímpios. Pois os braços dos ímpios se quebrarão, mas o SENHOR sustém os justos." (Salmo 37:12-17)

Para entender melhor a atitude de Deus sobre o "coração que trama projetos iníquos", vamos ler Salmos cap 50 verso 16 ao 23. Este trecho mostra que até pessoas que dizem ser servos do Senhor e até as que ensinam a palavra de Deus podem ser culpadas desse pecado. Não adianta pregar a palavra de Deus e usar a mesma boca para difamar irmãos. Não deve condenar os ladrões e adúlteros com a boca enquanto participa dos mesmos pecados.

"Mas ao ímpio diz Deus: Que fazes tu em recitar os meus estatutos, e em tomar a minha aliança na tua boca? Visto que odeias a correção, e lanças as minhas palavras para detrás de ti. Quando vês o ladrão, consentes com ele, e tens a tua parte com adúlteros. Soltas a tua boca para o mal, e a tua língua compõe o engano. Assentas-te a falar contra teu irmão; falas mal contra o filho de tua mãe. Estas coisas tens feito, e eu me calei; pensavas que era tal como tu, mas eu te argüirei, e as porei por ordem diante dos teus olhos: Ouvi pois isto, vós que vos esqueceis de Deus; para que eu vos não faça em pedaços, sem haver quem vos livre. Aquele que oferece o sacrifício de louvor me glorificará; e àquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus." (Salmos 50:16-23)

5) Pés que se apressam a correr para o mal:

DEUS CRIOU O HOMEM PARA SERVIR A ELE

Devemos dedicar nossos corpos como sacrifícios vivos para fazer a vontade do nosso Criador e Redentor:

"ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:1-2)

Nessa lista de coisas que Deus aborrece, os primeiros cinco itens descrevem partes do corpo (olhos, língua, mãos, coração e pés). O pecado é como imã que atrai os ímpios. Quando a pessoa cede à tentação e corre para o pecado, ela é rejeitada por Deus:

"A face do SENHOR está contra os que fazem o mal, para desarraigar da terra a memória deles." (Salmo 34:16)

Salomão nos adverte sobre o perigo de entrar no caminho dos malfeitores:

"Filho meu, se os pecadores procuram te atrair com agrados, não aceites. Se disserem: Vem conosco a tocaias de sangue; embosquemos o inocente sem motivo;
 traguemo-los vivos, como a sepultura; e inteiros, como os que descem à cova; acharemos toda sorte de bens preciosos; encheremos as nossas casas de despojos;
 Lança a tua sorte conosco; teremos todos uma só bolsa!"
(Provérbios 1:10-14)

"Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; desvia o teu pé das suas veredas; porque os seus pés correm para o mal, e se apressam a derramar sangue." (Provérbios 1:15-16)

O VERDADEIRO DISCÍPULO TEM QUE ABORRECER O MAL E SER AMIGO DO BEM

"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio." (Provérbios 8:13)

"Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante; retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes." (Tito 1:7-9)

Esses conceitos exigem um novo modo de pensar. Deus não pede meramente que não pratiquemos o mal, mas que o aborreçamos. Ele não quer apenas que façamos o bem, mas que o consideremos nosso melhor amigo. Que desafio!

6)Testemunha falsa que profere mentiras:

Duas vezes nessa lista de sete itens, Deus inclui a mentira. Não podemos exagerar a gravidade desse pecado. Deus é verdade, e a mentira não vem dele - "Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira." (João 8:44).

MENTIRAS NÃO SÃO BRINCADEIRAS

Temos que aprender falar a verdade sempre e exclusivamente:

"Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros." (Efésios 4:25)

7) O que semeia contendas entre irmãos:

Mais uma vez, encontramos nessa lista um pecado que envolve, principalmente, o uso errado da língua. Contendas são obras de maldizentes. "Sem lenha, o fogo se apagará; e não havendo intrigante, cessará a contenda." (Provérbios 26:20). Há, infelizmente, pessoas neste mundo que se ocupam falando mal dos outros e semeando contendas.

DEUS DETESTA TAL COMPORTAMENTO

Em Romanos cap 1 verso 29, ele inclui contendas entre os piores dos pecados: "Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade."

A SOBERBA É UMA DAS FONTES DAS CONTENDAS QUE DIVIDEM IRMÃOS

"Da soberba só provém a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria." (Provérbios 13:10) Em Provérbios cap 17 verso 19 afirma o mesmo fato: "O que ama a transgressão ama a contenda; o que exalta a sua porta busca a ruína."

CONTENDAS SÃO FÁCEIS A COMEÇAR E DIFÍCEIS A TERMINAR

Como um pequeno buraco numa barragem facilmente sai do controle da pessoa que o fez, uma pequena contenda cresce de tal maneira que ninguém consegue freá-la.

"Como o soltar das águas é o início da contenda, assim, antes que sejas envolvido afasta-te da questão." (Provérbios 17:14)

A melhor maneira de resolver uma briga é não começá-la.

Mensagens e Estudos